Home    Prêmio Santander

Um Sistema de Avaliação para Construções Socialmente Responsáveis.

santander-home-img

O programa Obra Sustentável Santander apresenta aos empreendimentos financiados pelo banco, as boas práticas para a redução do impacto ambiental e melhoria da qualidade de vida em edificações.

ANUNCIO-SANTANDER-1024x692Foram elaborados dois documentos: o Guia de Boas Práticas na Construção Civil e o Guia de Leis Gerais do Santander Obra Sustentável, que orientam sobre os requisitos da construção sustentável.

A construção que estiver de acordo com os conceitos e critérios do programa recebe uma placa de reconhecimento do banco. Para manter a placa é preciso passar por avaliações periódicas que determinam a permanência entre as edificações reconhecidas pelo programa até o término da obra.

Entenda como funciona o programa na prática:

1º Passo – Avaliação da empresa: preenchimento do questionário de risco socioambiental para aprovação de crédito.

2º Passo – Avaliação do projeto: realização do estudo de viabilidade do projeto e concessão da placa do programa para os empreendimentos que mais aplicaram os conceitos de sustentabilidade.

3º Passo – Avaliação da obra: vistoria técnica ambiental para verificar as ações efetivamente implantadas na construção. As avaliações são semestrais e têm caráter instrutivo e orientador.

4º Passo – Durante a obra: feedback para a construtora/empresário, baseado nos resultados das vistorias técnicas e ambientais.

CAPA-VEJA-213x300 CAPA-CARTA-219x300O Desempenho da NewInc no programa.
Na pontuação final, enquanto a média nacional dos certificados pela Placa foi de 57.5 pontos, a nota da NewInc foi 90.8 pontos. Estas avaliações, expressas em diversas tabelas e números, são ilustradas resumidamente nos chamados “gráficos aranha”, que facilitam a visualização dos pontos. Podemos observar que quanto mais longe do centro, maior é a pontuação naquele item.

Temos 3 gráficos principais: um a respeito do Projeto do Empreendimento, um para o Planejamento das atividades da obra e outro para o Canteiro de Obra em si. Nos gráficos abaixo, os traços em azul correspondem à média nacional e o traço vermelho é relativo ao Terra Mundi:

graficos
A pontuação nestes gráficos são crescentes de dentro para fora, o que significa que quanto mais longe do centro, maior é a nota alcançada. Aqui fica claro o quanto o Terra Mundi está à frente dos empreendimentos do Brasil em requisitos sociais, ambientais e arquitetônicos.

Esta pontuação de destaque confirma a presença de tudo o que foi planejado constar neste empreendimento, da concepção do projeto até o cuidado diário com o entorno da obra.
Acesse o Blog da Sistema Ambiental e confira o parecer da própria auditoria.

Acesse o Blog da Sistema Ambiental e confira o parecer da própria auditoria.